top of page

O PNC no AET!!  PORQUÊ?

01

O Agrupamento usufrui de diversas REDES, PLANOS e PROGRAMAS: Plano Nacional das Artes (PNA), Plano Nacional de Cinema (PNC), Plano Nacional de Leitura (PNL), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC), e Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), todos eles enquadrados pelo Projeto Educativo (PE) um referencial fundamental da Escola, enquanto Comunidade Educativa, um documento estratégico e orientador da política do Agrupamento.

02

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa que visa promover a educação cinematográfica nas escolas em Portugal e a sua operacionalização está a cargo da Direção-Geral da Educação (DGE), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (CP-MC). O objetivo é proporcionar aos alunos experiências cinematográficas enriquecedoras e estimular o pensamento crítico através do cinema. As escolas inscritas no PNC têm acesso gratuito a uma plataforma de streaming exclusiva com uma seleção de filmes. Esses filmes podem ser exibidos em sala de aula ou assistidos online. O sítio eletrónico do PNC é https://www.pnc.gov.pt/

03

No que diz respeito ao PNC os objetivos são claros e têm em consideração as linhas orientadoras preconizadas nos normativos legais: Aprendizagens Essenciais, Autonomia e Flexibilidade Curricular, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

- A LITERACIA PARA O CINEMA -

Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar e fazer a divulgação de obras cinematográficas nacionais de acordo com o exposto na Lei 55/2012, de 6 de setembro.

- A FORMAÇÃO DE PÚBLICOS -

Garantir os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas.

- A ARTICULAÇÃO DO CINEMA COM O CURRÍCULO -

Promover formas de articulação e flexibilização curricular através do cinema reforçando a sua mais-valia para o enriquecimento das aulas e das aprendizagens dos alunos. Reforçar a relação do cinema com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente a promoção da sensibilidade estética e artística.

04

FACE A ESTES OBJETIVOS É NOSSO PROPOSITO:

  • Reforçar a fruição cultural e artística cinematográfica;

  • Formar público escolar para o cinema;

  • Dar visibilidade ao património cinematográfico e audiovisual;

  • Oferecer workshops na área do cinema;

  • Exibir filmes e fomentar a reflexão e o debate;

  • Desfrutar do cinema, como ferramenta de reflexão e formação de valores de cidadania contribuindo para a formação de futuros adultos mais conscientes, interventivos e críticos;

  • Promover e divulgar a criação cinematográfica local, regional, nacional e internacional;

  • Criar hábitos e comportamentos adequados de fruição artística;ü Promover a colaboração e parceria com entidades, locais, regionais e nacionais.

O Agrupamento de Escolas Templários está inscrito no PNC com o compromisso de proporcionar essas oportunidades cinematográficas aos alunos de todas as idades. Nesse sentido desenvolve atividades em 3 vertentes: Essas atividades proporcionam uma compreensão mais profunda do cinema e da sua linguagem artística.

05

06

07

O Cinema está à tua espera!

São programadas sessões de cinema com exibição de filmes especialmente selecionados para cada ciclo de ensino, abrangendo todas as escolas e alunos do agrupamento. Para cada uma das sessões são elaborados e partilhados com os docentes cartazes, folhas de sala, guiões pedagógicos com propostas de temas para reflexão e de atividades a desenvolver com os alunos no trabalho subsequente em sala de aula.

 

Cinema nas Escolas | CineEscola

Seleção de filmes em articulação com os Departamentos Curriculares e com as atividades desenvolvidas nas Bibliotecas Escolares para assinalar dias evocativos, efemérides e/ou outras comemorações, valorizando a ligação do cinema com temáticas como cidadania, democracia, tolerância e diversidade.

 

Workshops

Realização de Oficina(s) de produção cinematográfica em articulação com os nossos parceiros.

bottom of page